segunda-feira, 25 de junho de 2012

MANOELZINHO CLEMENTE...

 
Manoel de Araújo Pereira nasceu na Fazenda Timbaúba em 01 de fevereiro de 1898.
Manoelzinho Clemente era filho caçula do patriarca Clemente de Araújo Pereira  e Ana Francelina de Brito, que, a exemplo dos irmãos, foi criado desde criança, trabalhando nas atividades agropecuárias do Sítio Clementes, ajudando a seus pais e irmãos a desenvolver e tornar mais próspera e feliz a terra que lhe serviu de berço.
Muito jovem, já era famoso boêmio, namorador, conquistador e feliz,  mas dentro dele nascia o amor pelo comércio, fazendo dele um grande parceiro de uma sociedade comercial com seu parente Antônio Madeiros. Foram fundadores da primeira Loja de Tecidos da cidade de Serra Negra do Norte. Foi lá que tornou-se comerciante, vendedor de tecidos para tradicionais famílias, daquela santa terra de Nossa Senhora do Ó. Ele conseguiu, com seu estilo boêmio, conquistar muitos amigos naquela cidade,  onde tornou-se destaque nos meios sociais, comerciais e festivos naquela terra.
Gostava de comprar dos ciganos que ali passavam, preciosidades como peças antigas, correntes, medalhas e anéis de ouro. Na parte social foi um grande marcador de quadrilhas juninas da cidade. Residia em sua própria loja de tecidos, mas fazia suas refeições no primeiro Restaurante da Cidade, que era de propriedade de Tarcília Araújo de Faria,  onde de sentia em casa, pois gostava dela, por ser sua sobrinha, filha de seu irmão João Clemente Batista.
Manoelzinho foi, na realidade Serranegrense, um grande namorador, e mantinha um forte romance coma uma senhorita de nome Marina. Deste amor, diziam que ele tinha dois filhos, uma filha de nome Rita e um filho de nome Paulo. Acreditava firmemente que os dois eram seus filhos, o que lhe fazia dar muitos presentes aos supostos filhos. Assumiu durante a sua vida a paternidade deles, principalmente a de Paulo, que herdou de seu pai o velho sobrado da Praça da Liberdade na cidade de Caicó.
Dizia Manoelzinho, que além de outros bens que possuía,  tinha também um bom e formidável revólver.
Na velhice, ficou totalmente caduco algo comum na "Família Panela". Residiu em um apartamento construído por seu sobrinho, Manoel Torres de Araújo, no abrigo de Caicó, onde faleceu bem velhinho ...
Está sepultado em Caicó/RN
AUTOR:  ARYSSON SOARES DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário