segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

GUILHERME ANTÔNIO E ARYSSON SOARES REPRESENTARÃO AMANHÃ TIMBAÚBA NA CAPACITAÇÃO DO PROJETO SABER SEMEAR EM SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ




Módulo de Capacitação do Saber Sanear encerra amanhã,onde o município de Timbaúba dos Batistas será representado por Guilherme Antônio e Arysson Soares.

Segundo módulo de capacitação
 

O Módulo de Capacitação do Projeto Saber Sanear, no Centro de Treinamento da EMATER, em São José do Mipibu, tem seu encerramento amanhã. O resultado deste módulo é bastante positivo com a participação de vários gestores municipais, representantes de vários municípios das Regiões do Estado em especial do Seridó.
A coordenação técnica da capacitação é do professor da UFRN, Cícero Onofre, especialista em saneamento, que juntamente com o sanitarista Josivan Cardoso Moreno, ministram os temas específicos voltados à elaboração de planos de saneamento básico. O objetivo é fornecer apoio e subsídios para que os municípios potiguares elaborem seus Planos Municipais de Saneamento Básico.



O Projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e Ministério Público do Rio Grande do Norte, contando ainda com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN).


Hoje, 5 e amanhã dia 6 de dezembro, será a vez dos municípios das regiões de Seridó, Trairi e o restante dos municípios do Região central participarem dessa Capacitação.

Saber Sanear
O projeto Saber Sanear tem o objetivo de viabilizar a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico voltados para os municípios da Grande Natal e regiões Oeste, Norte, Central, Sudoeste, Trairi e "Seridó", e será relizado no Centro de Treinamento da Emater-Centern, em São José de Mipibu (RN).



O plano será trabalhado em dois blocos. No módulo de capacitação serão contempladas ações como oficinas e distribuição de material didático, que auxiliarão a condução do processo de construção do Plano Municipal de Saneamento Básico nas fases de planejamento, aprovação e elaboração.


Os Planos Municipais deverão incluir ações que envolvam áreas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.


Já o segundo módulo, Assessoramento Técnico, será desenvolvido de forma continuada até 2014, operacionalizando através de consultas específicas e pré-agendadas com o grupo de apoio técnico formados por representantes das instituições parceiras do projeto.



O Saber Sanear é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte e Ministério Público em parceria com a Semarh, Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caopma), UFRN, Idema, Caern, Sesap/RN, Funasa, Femurn e ABES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário