quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

IRACEMA ARAÚJO VIÚVA DO PRIMEIRO FOTÓGRAFO TIMBAUBENSE ANDRÉ SABINO...

Ontem a tarde fui visitar uma grande figura que residiu aí em Timbaúba dos Batistas por vários anos,Dona Iracema Araújo,viúva do saudoso primo e fotógrafo André Sabino de Araújo...Tive a oportunidade de entrevistar Dona Iracema,onde na verdade tive a satisfação de receber dela uma verdadeira aula sobre a nossa Timbaúba nos anos 70...É bem verdade que ela foi uma grande mulher Timbaubense neste período na Timbaúba e seu falecido esposo foi o primeiro fotógrafo  Timbaubense a fotografar toda uma geração aí...André Sabino além de fotógrafo  atuou no comércio de tecidos na "Timbaúba de Outrora"...Toda esta geração de filhos de Timbaúba nascidos nas décadas de 60 e 70 foram por ele fotografados e cujas fotos serviam para as matrículas escolares do José Batista,do Basílio Batista e outras da região polarizada por Timbaúba dos Batistas...Outrossim recebi dela uma grata supresa quando no meio da entrevista ela sem saber de quem eu era filho dizia:  Tive em Timbaúba,várias amigas mas a maior de todas chamava-se também IRACEMA,aí deixei ela contar mais...de repente ela disse IRACEMA foi uma exímia professora de bordados foi com ela que aprendi a bordar e tantas outras pessoas também,portanto ela foi a professora daquela turma de jovens que aspirava uma arte e foi IRACEMA a grande PROFESSORA E AMIGA QUE TIVE,aí olhei para todos os lados e na verdade não contive as emoções de ouvir tantas coisas boas de minha saudosa mãe...Com olhar emocionado e com as lágrimas nos olhos disse a ela,pois IRACEMA SOARES era,é e sempre será a minha MÃE!!!...
Meus amigos;
Confesso que sabia que mamãe tinha sido a grande professora da arte de bordar na minha terra,mas não sabia que depois de tantos anos eu iria receber tantos elogios a sua saudosa memória pelos grandes benefícios prestados a TERRA QUERIDA,TIMBAÚBA,pois bem agora posso acreditar que realmente mamãe pode ter seu nome imortalizado na CASA DAS BORDADEIRAS,pelos relevantes serviços prestados a justa causa.

Fico por aqui ainda emocionado em ouvir tantas coisas boas de minha saudosa IRACEMA, que Deus a tenha em um santo e abençoado lugar!!!

Com Saudades de minha terra,um forte abraço!

ARYSSON SOARES-CAMPO GRANDE/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário